Minha foto
Aveiro, Oliveira do Bairro, Portugal
Estudante da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Design de Equipamento

domingo, 4 de outubro de 2009

O futuro...

Até aos dias de hoje, houve um grupo de pessoas que marcou o ritmo de toda a sociedade. Este grupo tinha como características o raciocínio, a capacidade de se organizar, de criar uma linguagem. Pois surgem profissões importantes como os advogados, os engenheiros, gestores, etc. E era a partir delas que se alcançava o sucesso quer profissional quer pessoal.

Lamento informar que o futuro dessas profissões está ameaçado. Isto porque o nosso cérebro é dividido em duas partes. A responsável pelo raciocínio, por aquilo que nos distingue dos animais irracionais, é a parte do cérebro que foi capaz de criar uma linguagem. Esta parte é a esquerda. A parte direita é responsável por distinguir padrões, capaz de decifrar emoções, e responsável pelo lado artístico da pessoa, pela criatividade.
Dois exemplos:
1- Há um estudo que diz que o corpo humano está dividido a meio e cada metade do cérebro é que controla cada uma das partes do corpo, ou seja, a parte direita do cérebro controla a parte esquerda do corpo e a parte direita do corpo é controlada pela a parte esquerda do cérebro, assim se justifica a maioria das pessoas serem destras visto que dão as tarefas mais perigosas e mais responsáveis aos membros da parte direita do corpo. Concluí-se que as pessoas dão muito mais importância à parte esquerda do que à parte direita.
2- Quando alguém diz: Foi golo! A parte esquerda do cérebro é responsável pela leitura da frase, e portanto passa a ser um facto que ouviu a frase "foi golo". Mas a parte esquerda é que foi a responsável por saber se o golo foi marcado pela equipa da pessoa que disse a frase, ou seja, foi capaz de reconhecer emoções e, através disso, saber se estava feliz ou triste.

Mas o que realmente interessa neste texto gigantesco é que o mundo vai passar a dar importância ao lado direito do cérebro, portanto, ao design, a filosofia, à história, à criatividade. Porque num mundo tão vasto de coisas começa a ser realmente importante haver alguém que faça peças diferentes. O mundo vai dar importância a aquilo que as máquinas não conseguem fazer que é pensar e criar conceitos. Portanto todas as profissões que envolvam contas, raciocínios lógicos, enigmas, estão em maus lençóis porque as máquinas acabarão por as substituir. Se pensarmos bem, um gestor para uma empresa começa a não ter muito sentido pois já existe software que faz o que ele faz clicando nuns simples botões.

Vai haver uma viragem, e se tiverem numa grande cidade, com muita gente, muita concorrência, vão notar que não é só com comida boa que se tem um bom restaurante, nem é só com uma roupa de marca muito cara que se obtém o sucesso pessoal, mas sim talvez com roupa única individual que a mandaram fazer para vocês, à vossa medida (ou a fizeram vocês).

4 comentários:

  1. É bom saber que vamos ter emprego quando acabarmos o curso! Senão, vamos atrasando com mestrados até essa "viragem" se concretizar.

    ResponderExcluir
  2. Força aos Sinistros!! Aos Canhotos!! Aos Sentimentais LOL!!!

    ResponderExcluir
  3. E bom saber que estamos no caminho certo e caminhamos todos juntos (pelo menos os caloiros da FBAUL lol)

    ResponderExcluir